Nascido em 1123 D.C numa família bastante abastada em Haining (provincia de Shandong), cedo desenvolveu os seus talentos nas áreas da Acupunctura e poesia. É ainda hoje muito conhecido pelo seu poema relativo a 11 importantes pontos de acupunctura.
Pouco depois de ter casado com Sun Bu'er (também ela viria a tornar-se imortal), ambos decidiram seguir o mestre Daoista Wang Chonyang (1113-1170).
Ma Yu e sua mulher, construiram um retiro Daoista para o seu mestre, abdicaram dos seus bens familiares extensos e tornaram-se monges Daoistas. Desta forma passaram a ter uma vida simples e pacifica.
Mais tarde Ma Yu e Bu'er separaram-se para poder continuar o seu percurso individual e praticar a via do Celibato.
Antes de partir, Wang Chongyang conferiu a Ma yu, o método secreto Quanzhen. Após longo período de prática Ma yu atingiu a imortalidade passando a ser conhecido como Ma Danyang (Cinábrio Yang ou Elixir Yang) um dos Perfeitos do Norte que abraçaram a Unidade.
Man Danyang e sua mulher passaram a ser considerados como 2 dos 7 imortais, os 7 perfeitos.
Ma Danyang escreveu um poema relativo aos 11 pontos milagrosos, publicados no Manual do Dragão de Jade (1329). Um século mais tarde Xu Feng (conhecido por ter introduzido o conceito dos 8 meridianos curiosos) acrescentaria mais um ponto à lista de 11 referidos por Ma Danyang.
Cada um dos 7 imortais desenvolveu uma linha própria da corrente QuanZhen. Ma Danyang chamou-a de Yuxuan (encontro dos imortais). Os discípulos de Ma Danyang seguiam uma vida extrema e difícil. Eram vegetarianos, minimizavam a quantidade de alimento ingerido seguindo-se longos períodos de jejum. Eles reduziam as horas e sono e passavam longas horas em meditação. Praticavam também uma veida em celibato.
A diminuição da ingestão de alimentos líquidos e sólidos era uma forma de diminuir também a eliminação pelas fezes, urina e transpiração. Pois acredita-se, no Daoismo, que o Qi acaba sempre por sair nestes processos. A via do celibato tem também o mesmo propósito, prevenir a perda de Qi, assim como manter o Coração calmo. Mais do que controlar a menstruação e anular a ejaculação, o Qi dissipa-se no momento em que o Coração perde o seu equilibrio, o Shen sai do Coração e não pode mais conter a energia.