Na filosofia Daoista em particular, mas também na cultura oriental, a respiração apresenta um papel muito importante na saúde física, emocional e mental-espiritual.
O ritmo, a profundidade, a velocidade e algumas posições específicas são consideradas quando se pretende um efeito energético em concreto.
No Daoismo, a respiração é fundamental na promoção da saúde e longevidade, assim como no processo de realização através da meditação.
A respiração é por isso, muito importante no Daoismo.
Existem inúmeros estilos de respiração, cada um com um objectivo específico.
Aqui, serão abordados apenas alguns. Geralmente os exercícios respiratórios são feitos exclusivamente com a passagem do ar pelo nariz. Por essa razão este processo não será apontado nas seguintes respirações.
Respiração Budista ou respiração abdominal - Zheng Fu Hu Xi
Língua no céu da boca. Inspirar até ao Dan Tian inferior empurrando o abdómen para fora e deixando o períneo descair ligeiramente. Ao expirar trazer o abdómen para dentro e fazer subir o períneo.
Efeitos: Esta respiração é tranquilizante e desintoxicante. Acalma o coração, fortalece a região lombar e os músculos abdominais. Aumenta a energia no corpo.
Respiração Daoista ou respiração invertida - Fan Fu Hu Xi, Ni Fu Hu Xi
De forma simplificada, esta respiração é o inverso da respiração abdominal ou budista.
Ao praticar a respiração invertida, encher a parte elevada dos pulmões (tórax) recolhendo o abdómen e subindo o períneo. Ao expirar, soltar o ar e relaxar o abdómen e períneo permitindo que estes distendam.
Durante esta respiração o movimento, para além de vertical (ascendente) é também horizontal. No decorrer da respiração o tórax deve distender e retrair em medida da quantidade de ar que entra e sai. Os Daoistas têm por hábito visualizar uma pérola a avançar e recuar no tórax, para facilitar este movimento.
Efeitos: Esta respiração deve ser praticada de forma cuidadosa ou por alguém que já domine a técnica, uma vez que possui contraindicações. Pessoas que tenham hipertensão, que sofram de ansiedade ou insónias, hemorroidas, refluxo gastro-esofágico, não devem praticar esta respiração a não ser que por indicação de um profissional competente. Por outro lado, esta respiração permite o aumento de temperatura corporal, melhora a circulação nos membros superiores e na cabeça, estimula o metabolismo e combate a astenia.
Respiração Embrionária - respiração Wuji - Wuji Hu Xi ou Nei Hu Xi
Esta respiração tem como principal objectivo, não respirar. "Aquele que pratica a respiração embrionária pode por uma pena sob o nariz, e esta não irá mexer..."
Quando praticamos esta respiração devemos suavizar a mesma, acalmar profundamente a nossa mente. À medida que os minutos passam o ritmo respiratório vai diminuindo até que que pára.
Nesse momento deixa de haver "respiração física para haver respiração energética", nei hu xi (respiração interna). Também por isso o nome de respiração embrionária, pois a respiração do embrião é energética. Esta respiração permite um reequilíbrio energético profundo e é fundamental para a prática alquímica.
Respiração Yongquan - Yongquan Hu Xi
Língua no céu da boca. Inspirar e trazer o Qi até ao Dan Tian inferior; expirar, enraizar (fletir as pernas) e levar o Qi até cerca e 10cm abaixo dos pés.
É natural sentir calor na sola dos pés durante a prática da respiração.
Efeitos: Esta respiração aumenta o enraizamento e a energia Yin no corpo. É boa para o fortalecimento dos membros inferiores e para fortalecer a memória e concentração. Fortalece também os joelhos e a região lombar.
Sem comentários:
Enviar um comentário