"Quando alguém está completamente livre de desejos, ambições e pensamentos que distraiam, indiferente à fama e ao lucro, a verdadeira energia daí irá desertar. Quando alguém concentra internamente o seu espírito e conserva uma mente em seu estado perfeito, como pode ocorrer qualquer doença?"
Este excerto fantástico resume o pensamento Daoista. Num capítulo bem mais vasto, estas duas frases conseguem sintetizar a visão holística do daoismo bem como a essência para atingirmos o homem superior.
Aqui o conceito de saúde não é apenas físico. É bem mais do que isso. A saúde é não só uma plenitude física, como também a liberdade das emoções que nos condicionam bem como dos pensamentos obsessivos que nos levam ao desvio.
"Quando alguém está completamente livre de desejos, ambições e pensamentos que distraiam, indiferente à fama e ao lucro, a verdadeira energia daí irá desertar..."
Uma mente livre de ocupações, não está dispersa. Uma mente livre de desejos e ambições não se esvai. Uma mente indirente aos estímulos exteriores concentra-se no interior e faz despertar o espírito. Faz despertar Zheng Qi, a energia autêntica ou verdadeira. É a representação da energia no seu estado puro e perfeito.
"Quando alguém concentra internamente o seu espírito..."
Quando nos focamos em nós, quando a mente não se dispersa com o mundo exterior mas apenas está focada no presente e naquilo que somos...
"...e conserva uma mente em seu estado perfeito..."
Quando a mente está concentrada em apenas um pensamento e esse pensamento é a existência plena...
"...como pode ocorrer qualquer doença?"
Se respeitarmos todos estes princípios teremos uma saúde muito forte. Principalmente porque estaremos conscientes do que nos rodeia, tranquilos quando face às provações e resistentes às adversidades da natureza