quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lü Dongbin - Ba Xian (8 imortais)


O nome terreno de Lü Dong bin era Lü yen. Conta-se que quando Lü Dong bin nasceu, ouviu-se o som de flautas e apitos e que uma garça branca se veio deitar na cama da sua mãe. O quarto emanava perfume, e nuvens coloridas pairavam junto da janela.
O avô de Lü Dong bin era supervisor de ritos e rituais, e o seu pai era secretário no departamento de policia. Como os filhos de diversos governantes oficiais, ele aspirava seguir as pisadas do pai e avô. Estudou os clássicos Confucionistas, escreveu poesia, e praticou as artes marciais. No entanto, ele também se interessava pelo Daoismo e admirava os sábios Chang Liang e Fan Li, que pós servirem o seu país, ambos se retiraram para cultivar o Dao.
Quando Lü Dong bin tinha 20 anos, conheceu um Daoista que lhe disse "tens os ingredientes necessários para te tornares imortal, e estás destinado a viver numa cabana ao invés de viveres numa mansão dourada. Quando conheceres um homem chamado Zhongli Quan, deves aproveitar a oportunidade".
Os anos passaram, Lü Dong bin efectuou duas vezes o exame para o serviço civil, tendo reprovado em ambas as tentativas. A caminho da capital, na sua última tentativa, ele parou numa pousada para dormir. Nesta altura Lü Dong bin tinha perdido grande parte da esperança e motivação para os serviços governamentais. Ele sentou-se numa mesa, pediu um pouco de vinho, suspirando enquanto o bebia. Depois de beber uns copos de vinho, ouviu uma voz que vinha detrás dizendo, "Não há necessidade de suspirar e beber sozinho. Conta-me o que se passa."
Lü Dong bin olhou para trás e viu um homem sorrindo para ele. O homem estava vestido de forma simples, com uma túnica e umas simples sandálias. Tinha o cabelo muito comprido e fazia-se acompanhar de um leque.
Lü Dong bin ficou fascinado com ele. então Lü Dong bin dirigiu-se a este homem, sentou-se junto a ele, e começou a contar o seu descontentamento e frustração por não conseguir servir o país. No fim da sua história Lü Dong bin acrescentou, "Estou pronto para me retirar do mundo da fama e da fortuna e para cultivar o Dao".
Então o estranho disse, " o meu nome é Zhongli Quan. Sou também chamado o Ermita da câmara de nuvem. Queres seguir-me para as montanhas e aprender sobre o Dao?".
Lü Dong bin não sabia o que responder. Por um lado, queria abandonar tudo e seguir Zhongli Quan em direcção às montanhas. Por outro lado ainda se sentia tentado às convenções sociais e suas responsabilidades. Quando Zhongli Quan notou este conflito em Lü Dong bin disse, "Vem, vamos jantar. Podes dar-me a resposta mais tarde."
Após o jantar, Lü Dong bin ainda estava hesitante em seguir este estranho em direcção às montanhas. Zhongli Quan atento disse, "Não te irei forçar." Partindo, ofereceu a Lü Dong bin uma almofada como presente.
Nessa noite Lü Dong bin adormeceu com a cabeça na almofada e sonhou que tinha sido admitido no serviço civil, acabando por se tornar num oficial graduado. Foi apontado como ministro chefe da corte do Imperador. Ele casou e teve muitos filhos e netos, e era respeitado por todos. Depois o sonho tomou um diferente rumo. Lü Tung pin viu-se rodeado de intrigas na corte. Rodeado de invejas, devido à sua boa relação com o Imperador, Lü Dong bin foi vitima de uma trama, levando a ser julgado por traição, tendo toda a sua família sido presa. Primeiro todos os seus filhos e netos foram executados. Mais tarde foi exilado junto da fronteira sem poder acompanhar os familiares que ainda estavam em vida.
Lü Tung pin acordou em sobressalto e suspirando por todo o corpo. Rapidamente correu para fora do quarto, procurando Zhongli Quan. Zhongli esperava calmamente sentado a beber o chá da manã. Quando viu Lü Dong bin disse, "Numa noite viveste 20 anos da tua vida".
"Então sabes do meu sonho?!", disse Lü Dong bin.
O Daoista respondeu, Atingiste os teus objectivos no teu sonho, mas no entanto perdeste tudo. Ganhos e perdas são ilusões do mundo mortal. Apenas aqueles que conseguem ver para além destas ilusões, as conseguem transcender."
"Leva-me contigo para as montanhas", disse Lü Dong bin.
"Daqui em diante, riqueza, fortuna e prestígio social, não têm qualquer valor para mim".
Zhongli Quan congratulou-o dizendo, "Acordaste das tuas ilusões-este é o primeiro passo para cultivares o Dao. No entanto, antes de te poder ensinar as artes da longevidade e imortalidade, tens de fortalecer as tuas fundações. Neste momento o teu corpo está fraco e a tua mente está confusa".
Lü Dong bin agradeceu a Zhongli Quan e partiram juntos. Tendo saído da pousada, Lü Dong bin disse a si mesmo, "a partir deste momento já não me chamo Lü Yen o estudante. Irei chamar-me Lü Dong bin (Convidado da Caverna), por agora entendo que sou apenas um convidado no mundo da aprendizagem de como retornar ao meu estado original."
Lü Dong bin construiu uma cabana e ficou nas montanhas Chung nan. Esvaziou a sua mente, fortaleceu o seu corpo, e viveu a vida simples de ermita.
Um dia Zhongli Quan apareceu na cabana de Lü Dong bin e disse, "Vejo que trabalhaste arduamente para cultivar a tua mente e o teu corpo. Agora estás preparado para aprender as artes Daoistas. Primeiro irei ensinar-te como transformares pedras em ouro."
Lü Dong bin perguntou, "Depois de transformar as pedras em ouro, elas ficarão como ouro para sempre?".
Chuangli Chuan respondeu, "Não. As pepitas de ouro voltaram as pedras após 3000 anos."
Então Lü Dong bin disse, "Prefiro então não aprender uma técnica que pode criar ilusão e fazer mal às pessoas."
Zhongli Quan suspirou reconhecendo, "O entendimento que possuis sobre o Dao ultrapassa o meu."
Após Lü Dong bin ter terminado os ensinamentos com Zhongli Quan, o velho imortal disse, "Necessito regressar ao mundo celestial. Se quiseres, podes viajar comigo."
Lü Dong bin prostrou-se diante do mestre e disse, "Os nossos caminhos são diferentes. O mestre está destinado a descansar e viajar por entre terras celestiais. Eu, não poderei entrar no mundo celeste mais elevado enquanto não ajudar todos os seres sensíveis ao Dao."
Zhongli Quan ajoelhou-se perante o seu antigo discípulo e disse, "Os teus feitos em nome do Dao serão em muito, superiores aos meus." Dizendo isto, caminhou por um caminho nubloso e desapareceu. Lü Dong bin, desceu a montanha e vagueou pelas terras, ensinando todos aqueles que queriam aprender sobre o Dao.

Lü Dong bin - É dito que viveu entre o final da dinastia Tang (618-906 d.c.) até à dinastia Sung (960-1769 d.c.). Foi mestre de Wang Chung yang, o fundador da escola da Completa Realidade do norte;Liu Hai chan, o fundador da escola da Completa Realidade do Sul e de Si Yi, fundador Caminho ilimitado do Céu anterior.
A sua poesia e tratados em cultivar o Dao, estão presentes em Lü Tsu Chuan-Shu(A obra completa do patriarca Lü)

Sem comentários:

Enviar um comentário