"Desejo permanecer solteira e dedicar-me ao resto da minha vida a cultivar o Dao," disse aos seus pais. O seu pai não ficou contente ao ouvir isto. Já tinha planeado casa-la com um homem rico, e apenas cedeu quando a sua mulher disse, "lembras-te que a nossa filha nasceu com 6 cabelos em ouro? Ela não é uma mulher comum e devemos respeitar os seus desejos."
A senhora Ho continuou a viver com os pais, mas muitas vezes desaparecia em direcção às montanhas para recolher ervas e minerais. Ela andava tão depressa, que ela podia sair ao nascer do sol, viajar milhares de quilómetros, e voltar ao pôr do sol com frutas para a sua mãe.
Depois dos seus pais morrerem, a senhora Ho foi viver para as montanhas, abstendo-se completamente dos cereais. No Inverno, podia dormir sobre o gelo e não tinha frio; no Verão não se perturbava com o calor. Estudantes que vinham testa-la no seu conhecimento sobre o Dao, ficavam espantados com a profundidade do seu conhecimento.
A sua reputação na arte da longevidade, chamou a atenção da Imperatriz da dinastia Tang.
"Encontrem esta mulher Daoista e tragam-na até ao palácio," disse a Imperatriz aos seus guardas pessoais. Falando sozinha disse, "Se conseguir aprender a arte da imortalidade, poderei ficar no poder para sempre."
Os guardas encontraram a senhora Ho e comunicaram-lhe os desejos da Imperatriz. "A Imperatriz ouviu falar das tuas qualidades e deseja conhecer um imortal", disseram eles.
Mas a senhora Ho conhecia verdadeira intenção da Imperatriz. "As artes da imortalidade não existem para servir os abusos daqueles que são egoístas e têm sede de poder.," disse ela para si mesma. Então numa noite antes que se encontrasse com a Imperatriz, ela desapareceu.
Quando os guardas voltaram ao palácio de mãos vazias, a Imperatriz gritou enraivecida. "Seus incompetentes patetas! Vão e ponham papeis pela cidade oferecendo uma larga quantia de dinheiro para aquele que me trouxer qualquer informação sobre o paradeiro da senhora Ho."
Um dia, a Imperatriz teve notícia da senhora Ho, dizendo que a haviam visto voar sobre o céu por cima da capital. Quando os guardas imperiais chegaram ao local, a senhora Ho havia desaparecido de novo.
Noutro dia foi dito à Imperatriz que a senhora Ho tinhas sido vista sentada num santuário junto a uma imortal, Ma Gu. Mas quando os guardas foram procura-la, ela já lá não estava.
Ainda uma outra vez a senhora Ho foi vista numa pequena cidade em Guangdong. O magistrado local enviou uma mensagem à capital, mas na altura em que os guardas da Imperatriz chegaram, a senhora Ho tinha desaparecido.
He Xian Gu - Viveu no período da dinastia Tang (618-906 d.c) e é vista por muitos como a patroa das praticantes Daoistas.
Sem comentários:
Enviar um comentário