quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lan Caihe - Ba Xian (8 imortais)

Ninguém sabe de onde veio Lan Caihe. As lendas dizem que ele andava vestido com panos coloridos, usava flores no seu cabelo e levava sempre consigo, um tronco de um metro, que usava como bengala. Algumas vezes vestia-se de homem, outras de mulher. Usava apenas um sapato, o outro pé andava sempre desaclço. No verão ele punha lã e algodão no interior da sua roupa, e no inverno deitava-se nu no meio do gelo e exalava ar quente da sua boca.
Lan Caihe não tinha casa. Ele passeava pelas cidades e aldeias divertindo as pessoas e nunca ficava num local por mais de um mês. Os seus locais favoritos eram restaurantes e casas de vinho, onde ele bebia e divertia os patrões com músicas sobre a vida na terra dos imortais. Mas as audiências favoritas de Lan Caihe eram as crianças e os idosos que se juntavam nos becos das ruas para o ouvir cantar.
Cada vez que Lan Caihe recebia moedas pelas suas actuações, ele agarrava-as a um cordel e arrastava-as atrás de si à medida que andava. Se perdesse o seu dinheiro, não se preocupava. Se lhe sobrasse dinheiro após beber e comer, daria o resto para os pobres.
Um dia, enquanto comia e bebia no terraço de um restaurante, Lan Caihe ouviu a música das folhagens e troncos. Quando um grua desceu dos céus e aterrou na sua mesa, ele logo entendeu que estava na altura de partir para a terra dos imortais. Saltou para as costas da grua, deitou fora o seu sapato e a sua cinta e voou em direcção ao céu. Quando as pessoas na rua, tentaram recolher os seus pertences, ambos tinham desaparecido.
Quando passeava por terras dos imortais, Lan Caihe conheceu Lu Dongbin e Zhongli Quan. Surpreendidos pelas boas maneiras e lindíssima voz de Lan Caihe, os dois imortais convidaram o jovem a viajar com eles para visitar as famosas montanhas e lagos do mundo celestial.

Lan Caihe - Viveu no período das 5 dinastias (907-960 d.c.). Não se sabe muito sobre ele a não ser que era um homem de rua, reputado pela sua linda voz e grandes espectáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário