quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tieguai Li - Ba Xian (8 imortais)


Tieguai quer dizer "Homem de ferro". Li obteve este nome de uma forma extraordinária. Tieguai Li era adepto das artes da longevidade e de viajar com o espírito; diz-se que aprendeu as técnicas directamente de Lao Zi. Alto, bonito e carismático, Tieguai Li era orgulhoso da sua boa aparência física e vitalidade jovem, que adquiriu como consequência das suas práticas.
Um dia, foi convidado a uma reunião de imortais no monte Hua. Antes de deixar o seu corpo, ele disse ao seu discípulo, "Vou deixar o meu corpo durante 7 dias. Encarrega-te de vigiar o meu corpo enquanto não voltar. Se não acordar no pôr do sol do sétimo dia, podes queimar o meu corpo, juntar as tuas coisas, e voltar para casa." Após ter dito isto, Tieguai Li fechou os olhos, deitou-se e enviou o seu espírito para o monte Hua.
Seis dias passados, e Tieguai Li ainda não tinha regressado. Na manhã do sétimo dia, o discípulo recebeu uma mensagem do seu irmão dizendo que a sua mãe estava gravemente doente e que iria morrer brevemente. O discípulo deparou-se com um grande dilema. "Preciso regressar e visitar a minha mãe antes que ela morra", falou sozinho. "mas o mestre disse-me para guardar o corpo durante 7 dias." Reflectiu durante um largo período de tempo e conclui, "hoje é o sétimo dia e o meu mestre ainda não regressou. Provavelmente não fará diferença queimar agora o corpo, ou esperar para queima-lo depois do pôr do sol."
O discípulo construiu então uma pira funerária, pousando o corpo de Tieguai Li em cima pondo fogo logo de seguida. Depois de se certificar de que o corpo estava completamente queimado e transformado em cinzas, arrumou as suas coisas e partiu.
Nesse mesmo final de dia ao pôr do sol, o espírito de Tieguai Li voltou. Quando viu a pira funerária à entrada de sua casa, lamentou-se dizendo, "É o desejo do Céu."
Nessa altura Tieguai Li ainda não tinha atingido a imortalidade e ainda precisava de um corpo humano para cultivar a imortalidade. Pairando sobre a cidade, encontrou um pedinte que tinha acabado de morrer. O pedinte era feio e aleijado, em circunstâncias normais, Tieguai Li seria vaidoso demais para escolher um corpo tão grotesco. Mas ele estava desesperado. Se o seu espírito não entrasse rapidamente num corpo, ele perderia a oportunidade de completar o seu processo. Então o espírito de Tieguai Li entrou precipitadamente neste corpo grotesco. A partir deste momento Tieguai Li aparece como um pedinte aleijado apoiado numa muleta de ferro.

Tieguai Li - Não se conhece muito sobre Tieguai Li apenas que viveu no perído da dinastia Tang (618-906 d.c.

Sem comentários:

Enviar um comentário