sábado, 19 de abril de 2014

Posição da língua nas práticas daoistas

Nas práticas meditativas, de Qi gong a posição da língua assume um papel importante em função dos objectivos pretendidos. A língua é, para os daoistas, um interruptor, que liga dois importantes meridianos curiosos chamdos usualmente de vaso governador (Du mai) e vaso da concepção (Ren mai). Estes dois meridianos que se situam na região sagital, um posterior (Du mai) e outro anterior (Ren mai), ligam-se através do contacto da língua com o palato superior.

Existem várias posições, segundo as práticas daoistas, que a língua pode assumir e mediante cada uma, há uma circulação energética distinta.

Muitos dos praticantes de Qi gong desconhecem a importância da língua na prática desta arte. É no entanto fundamental para a correcta circulação de Qi. O simples facto de não ter uma posição correcta da língua em determinados exercícios pode levar a enxaquecas, hipertensão e outras patologias. É por isso fundamental conhecer em profundidade a importância da língua nas artes daoistas.

Posição Fogo - É a posição mais comum em que a língua toca o palato superior, na região anterior do mesmo. Esta posição é utilizada na prática da meditação da órbita microcósmica (ou pequena circulação celeste), para promover a ascenção da energia Yang e a descida da energia Yin. Desta forma existe uma mistura destas duas energia, o que permite equilibrar o Yin e o Yang. Esta posição promove o aumento da energia e a activação cerebral.

Posição Água - Nesta posição a língua toca o palato superior na zona anterior (palato mole). Esta posição é utilizada quando se pretende nutrir o mar da medula e o Shen. Esta posição da língua favorece a subida de Yin Qi pelo meridiano Chong mai. Nesta posição a energia Yin e o sangue sobem até ao cérebro, nutrindo também o coração, entre outros orgãos. É uma forma importante de levar o praticante à quietude e à serenidade necessárias na prática do Daoismo.

Posição do Vento - A língua toca nos dentes. Esta posição promove a inversão do sentido da circulação energética, na órbita microcósmica. É utilizado para desacelerar a circulação, aumentando a energia Yin em relação à Yang. Esta posição é utilizada quando é pretendido diminuir o Fogo (agitação, insónia, ansiedade...).

Posição Madeira - Língua no palato superior, região média

Posição de neutra -  A posição neutra é quando a língua não toca o palato superior. Esta posição é utilizada na prática de Wuji. Quando se pratica Wuji, Yin e Yang não são contemplados. Wuji é o estado anterior à existência de Yin e Yang e por isso a língua não assume qualquer posição, assim como a mente e o corpo...

É fundamental que o praticante seja acompanhado por um professor/mestre pois APENAS poderá acompanhar o crescimento do praticante. Toda e qualquer prática alquimica tem um propósito específico e feito de forma incorreta poderá levar a um desequilíbrio interno provocando doença. É importante ter a noção de que a prática alquímica é muito poderosa e por isso poderá ser destrutiva se não for praticada corretamente...

3 comentários:

  1. me ajudou muito obrigado. nao sabia disso!

    ResponderEliminar
  2. Hoje em profunda meditação com a língua no céu da boca eu sinto uma energia quente e com a língua normal eu sinto uma energia fria está correto isso ????

    ResponderEliminar
  3. Desculpe responder apenas agora.
    Gostaria de começar por dizer que na prática interna o mais importante é o método e não a sensação. Isto pode parecer estranho mas na realidade enquanto as sensações são transitórias (decorrem do estado em que nos encontramos no presente) o método perdura e permite a transformação constante do corpo.

    Dito isto, o mais importante é que no seu caso vê uma clara diferença de acontecimentos mediante a posição da língua, algo estudado pelos Daoistas.
    A sensação de calor representa o Yang e a sensação fria o Yin, a sensação de calor está muitas vezes associado, na prática interna, ao início do movimento (Yang) da energia ou à transformação/combustão de algo acumulado.
    O meu conselho é que continue a praticar de forma diligente e mantenha a sua meditação fiel a si mesma. Com o tempo verá que esse calor já não aparece. à medida que vamos treinando vamos recebendo no corpo várias sensações mas devemos lidar com elas da mesma forma que lidamos com os convidados em nossa casa, recebe-los, interagir e deixar partir. Assim a vida continua, na prática interna só assim pode o seu corpo se transformar

    ResponderEliminar