quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Wang Chongyang


Nascido como Wang Zhongfu in 1113, Wang Chongyang cresceu numa família rica e recebeu educação clássica e treinamento em artes marciais.

De acordo com a tradição, no verão de 1159 quando tinha 48 anos, encontrou-se com dois taoístas imortais numa taberna.Zhongli Quan e Lü Dongbin passaram-lhe ensinamentos sobre os rituais taoístas secretos. Então mudou o seu nome para Zhe e adopta o nome taoísta Chongyang.

Em 1160 encontra um dos imortais que lhe dá cinco instruções escritas, chamadas "Ganshui xianyuan lu." Segundo a tradição, essas instruções incluíam referências aos nomes de dois homens que mais tarde se tornariam seus discípulos, Ma Yu and Tan Chuduan. Em estado de delírio, Wang Chongyang cavou uma sepultura para si no Monte Zhongnan, que ele chamou de "Túmulo dos mortos vivos," e onde viveu por três anos.
Após os três anos, Wang Chongyang cobriu o túmulo e construiu uma cabana sobre ele, chamando-a "Cabana da Perfeição Completa". Nela morou por quatro anos, continuando seus estudos de daoismo e ensinando a outros. Durante esse tempo, conheceu Tan Chuduan que se tornou seu discípulo, após ser curado de uma doença por Wang. Qiu Chuji e Tan viajaram com wang pelas cidades e vilas das redondezas, fundando cinco congregações taoístas. Mais tarde, os ensinamentos de Wang Chongyang foram reunidos noo "Ensinamentos da Perfeição Completa" e seu ramo de Daoismo ficou conhecido como o Quanzhen ("Completa Perfeição") escolar.
Em 1167, Wang Chongyang queimou a cabana, dançando e cantando. Depois viajou a leste para Shandong onde encontrou Ma Yu e a sua esposa Sun Bu'er que também se tornaram seus discipulos. Esses foram os últimos de seus sete discipulos conhecidos depois como "Os Sete Mestres do Quanzhen" ou Os "Sete Anciãos de Quanzhen", ou ainda os "Sete Imortais".


Wang Chonyang - Wang Chongyang foi o autor de muitos poemas de instrução daoista. De acordo com a lenda, Liu Chuxuan passou a ser um seguidor de Wang Chongyang após ler um dos poemas de Wang num muro. Seus escitos incluem:
"Uma Antologia da Perfeição Completa por Chongyang" (Chongyang quanzhen ji),
"Antologia dos Ensinamentos para a Transformação por Chongyang" (Chongyang jiaohua ji)
"Antologia das Dez Transformações pela Divisão das Peras" (Chongyang fenli shihua ji) (A frase "a dividir uma pêra" é um trocadilho para "separar", foram escritos com o objetivo de convencer Ma Yu e Sun Bu'er em se separar com o fim de melhor cultivar o Dao)

Viveu no período da dinastia Song (960-1275 d.c.), sendo considerado um dos fundadores do Daoismo Quanzhen, um dos mais seguidos em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário