domingo, 19 de abril de 2020

Yu Di - O Imperador de Jade

Yu Di (玉皇) ou Imperador de Jade é uma das figuras mais importantes da mitologia Daoista. Comandante supremo do Céu é também considerado uma das entidades mais importantes das divindades Daoistas (Yuanshi Tian Zun).
Enquanto Imperador é considerado o primeiro, caracterizado pela sua benevolência, justiça e misericórdia foi uma referência para os Imperadores seguintes.

Ainda nos dias de hoje o Imperador de Jade desempenha um papel importante na vida social chinesa. No ano novo chinês diz-se que o Deus Yuanshi Tian Zun avalia o comportamento de cada cidadão durante o ano transato, castigando-o no caso de este não ter sido correcto.

O Imperador de Jade é casado com a rainha mãe Xiwangmu (西王母)e é dito que ambos tiveram muitos filhos, 3 filhas possuem uma posição elevada por entre as divindades Daoistas.

Zhu niang niang - Deusa que ajuda os casais na fertilidade. Protege a mãe como a criança.

Yen Kuang nian niang - Protetora dos cegos e pode provir o poder da visão para os que precisam

Zhi nü - É sobretudo conhecida por ter sido a divindade que se apaixonou por um ser mortal, de nome Niu Lang. Quando o Imperador de Jade soube, ficou firou-se e afastou-os permanentemente. Mais tarde por ver o sofrimento pelo qual a sua filha passava, decidiu permitir que eles se vissem 1 dia por ano. Esse passou a ser o Dia de "valentim" chinês. É um período em que todos os casais celebram o amor e o romantismo.

A origem de Yu Di

Existem várias histórias que divergem. Uma conta que Yu Di era filho de uma rainha que rezou para o seu nascimento, para que pudesse suceder ao trono do seu marido que estava doente. Assim que nasceu todos perceberam algo de especial sobre ele. Começou a andar e a falar de forma prematura e era muito paciente e bondoso para a sua idade. Assim que o seu pai morreu, o Imperador de Jade assumiu o trono e dedicou o tempo a ajudar os que mais precisavam e de assegurar a prosperidade de todos. Poucos anos depois e após concluir os seus objectivos, o Imperador de Jade abdicou do trono por não ver qualquer interesse em manter o poder.
Após abandonar o trono o Imperador de Jade dedicou o seu tempo a meditar e a estudar a filosofia Daoista. Após anos de estudo ele encontrou a iluminação e descobriu o segredo para a imortalidade, tornando-se num Deus importante.

Relação com os animais do Zodiaco

Um dia o Imperador de Jade enviou cartas a todos os animais do Reino, convidando-os a visitá-lo na corte. Os animais que apareceram, foram distinguidos como os animais do Zodiaco.

Diz a história que o Gato, tendo sido convidado à corte pediu ao rato que o acordasse para que não se atrasasse. O rato sabia que não havia sido convidado e que era considerado um animal repugnante. Não havia qualquer hipótese de ser convidado para a corte, então pensou numa outra forma. Em vez de acordar o Gato, ele decidiu ir na sua vez e assim obteve uma posição no Zodiaco.
Quando acordou, o Gato percebeu que já era tarde demais. Quando procurou o Rato para saber o que se tinha passado viu o que tinha acontecido. Desde então corre persegue o Rato para obter explicações.

Esta é a razão pela qual os gatos perseguem os ratos...

Cultura Popular

O Imperador de Jade é uma das divindades mais populares na China. Existem centenas de templos  espalhados pela Àsia dedicados a ele e quase todos lhe fazem referência.
O aniversário do Imperador de Jade acontece no 9º dia do calendário lunar. Esta celebração  é parte integral do ano novo Chinês (o evento cultural mais importante na China). Durante o ano novo chinês, as acções de todos são transmitidas ao Imperador de Jade através do deus Zao Jun, que vive na cozinha e testemunha tudo o que se passa dentro das casas. É então que o Imperador de Jade decide se a familia deve ser premiada ou castigada no ano que começa, em função do ano transato.
É comum as pessoas fazerem oferendas de doces a Zao Jun, seja para o "adoçar" ou para tornar a sua boca tão peganhenta que ele não consiga falar.
Durante o novo ano, os devotos fazem muitas oferendas nos templos para apaziguar o Imperador de Jade, para que este lhes possa bondoso no ano que se segue.
É dito que o Imperador de Jade tem o poder de intervir em qualquer problema ou necessidade que possamos sentir e por isso é importante não esquecer a sua celebração.

Uma das populares orações é a seguinte:

Ajude os doentes e todos os que sofrem, proteja os ermitas contra serpentes e tigres, os navegadores contra a fúria das ondas, os homens pacíficos contra os ladrões e bandidos! Afaste-nos de todos os contágios, lagartas e gafanhotos. Proteja-nos da seca, das cheias, do fogo, da tirania e da prisão. Liberte dos infernos o que lá estão atormentados... Ilumine todos os Homens com a doctrina que salva. Traga à vida o que morreu, e devolva o verdejante àquilo que já secou.


Sem comentários:

Enviar um comentário