segunda-feira, 28 de março de 2022

Zhu Yuan Zhang

Falar de Zhu Yuanzhang é falar da queda do Império mongol e do início da dinastia Ming (1368-1644).


A fome as pragas e as revoltas populares foram tomando lugar por todo o território. A resistência aumentou até que, um líder surgiu para comandar as tropas contra o Império Mongol. Zhu Yuanzhang liderou as tropas que derrotaram o Império Mongol, obrigado-os a recuar até às estepes da euroásia (Actual Mongólia, Xinjiang, Sibéria, Hungria, Kazaquistão, Rússia ocidental, Ucrânia, Moldávia, Roménia e Bulgária).

Após vencer a batalha, reclamou o mandato celestial tomando como base a capital de Yuan, actual Nanjing. Foi o primeiro camponês a tornar-se Imperador, iniciou a dinastia Da Ming ("Grande Brilho), que ficou conhecida como a Dinastia Ming.

Zhu Yuan nasceu em Fangyang (província de Anhui) e era filho de camponeses. Aos 16 anos e após uma época de grande seca, perdeu toda a sua família. Após a morte da sua família acabou por tornar-s monge budista no templo de Huangjue. Apesar disto, acabou por ter de deixar o templo, aparentemente por falta de meios. Tornou-se um pedinte vagueando pela região. Após 3 anos regressou ao templo onde ficou durante 24 anos. Aqui aprendeu a ler e a escrever. 
Acredita-se que a destruição do seu templo pelas mãos dos mongóis terá iniciado a sua revolta que levaria ao fim dos próprios mongóis.

Deste início humilde veio a nascer uma dinastia que governou através de 17 Imperadores num período superior a 276 anos.

Ao tornar-se Imperador Zhu Yuanzhang ficou conhecido como o Imperador Hongwu, tendo governado durante 30 anos (desde 1368 até 1398).

O Imperador Hongwu ficou na história por ter derrotado os Mongóis, forças invasoras, por ter respeitado as minorias e as diferentes religiões. Ele promoveu inclusive a renovação e construção de diversos mosteiros em Xi'an e Nanjing.

O Imperador Hongwu foi responsável por reformas nunca antes vistas como a anulação do cargo de Chanceler, a diminuição de poder dos Eunucos, tendo adotado medidas fortes para combater a corrupção. Formou ainda a policia Imperial secreta, que veio a ficar na História da China como uma das melhores forças secretas.

Promoveu a agricultura e a expansão dos terrenos usados, ajudou o povo baixando os impostos e criando leis para protecção de propriedade.

O Imperador Hongwu fica na história como um dos maiores imperadores da China.


Ver mais (EN)

Sem comentários:

Enviar um comentário