Este blog propõe falar sobre Daoismo religioso e filosófico, ajudando a todos no caminho do Dao
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Chen Xi yi, o pai do Qi gong
Chen Xi yi nasceu numa família abastada com o nome de Chen Tuan. Não falou até aos 5 anos de idade, mas quando o fez, já lia e escrevia e citava os clássicos taoistas e confucionistas de memória. Aos 15 anos já tinha atingido a mestria das artes da adivinhação, medicina e astronomia.
Quando os seus pais morreram, disse aos seus próximos, "o que aprendi no passado foi o conhecimento dos livros. Daqui em diante, irei procurar sábios para me ensinarem a cultivar o Dao." Então Chen Tuan, vendeu todas as suas posses e distribuiu todo o dinheiro pelos pobres deixando a sua casa.
A sua decisão de se entregar à via do Dao foi admirada pelos intelectuais, escolásticos e praticantes do Tao. Muitos vieram até ele pedindo para se tornarem seus alunos. No entanto, Tuan não estava interessado em companhia. Ele sabia que estas pessoas não estavam verdadeiramente interessadas no Dao, apenas queriam ser reconhecidas como sábios, para poderem ser designadas a cargos governamentais.
O imperador da dinastia Tang convidou Chen Tuan ao palácio. Quando Tuan chegou à corte, não se posternou em frente do trono, fez apenas uma vénia. Os oficiais imperiais ficaram chocados com o seu comportamento, mas o o Imperador ficou surpreendido tenho ganho ainda mais respeito por Chen Tuan.
"Ficarei honrado se aceitar ser meu conselheiro", disse o Imperador. Tuan agradeceu, mas a vida na corte era algo que não o interessava. Então, e para não ofender o Imperador ele escreveu, em forma de poema, a razão pela qual não aceitava tornar-se seu conselheiro.
Nos 20 anos seguintes Chen Tuan viveu nas montanhas de Wudang, dedicando todo o seu tempo ao estudo e prática das artes da longevidade. Mais tarde, ele mudou.se para o monte Hua, onde conheceu o imortal Lu Dong bin, tendo aprendido com ele a técnica da viagem do espírito.
Chen Tuan era adepto da meditação a dormir. Por vezes passava dias e até mesmo meses a dormir, meditando. Um vez um lenhador apercebeu-se de algo no interior de uma gruta, ao entrar para ver melhor, deparou-se com um corpo inerte. Chen Tuan acordou subitamente e disse, "estava a dormir tão bem, porque me incomodaste?". O homem virou-se e fugiu para fora da gruta.
Um dia, Chen Tuan passou por um grupo de camponeses fugindo de uma aldeia em chamas. Na altura, a dinastia Tang tinha caído e o meio rural estava destruido devido à guerra civil. Entre os refugiados havia uma mulher segurando num cesto, e dentro desse cesto estavam dois pequenos bébés. Chen Tuan ouviu um dos camponeses dizer, " Onde poderemos encontrar um Imperador capaz de fazer voltar a paz a esta Terra?" Ele apontou para a mulher e as crianças e disse, "Aí estão os vossos Imperadores". Essas crianças são Zhao Gan yin que viria a ser o primeiro Imperador da dinastia Song, e o seu irmão mais novo, que o sucederia tornando-se o segundo Imperador da dinastia Song.
Noutro dia, Chen Tuan viu três homens entrarem numa albergaria. Os homens sentaram-se numa mesa e pediram vinho. Ao aproximar-se do mais velho do grupo, Chen Tuan disse, "És apenas uma estrela subordinada na presença da Grande Estrela Polar. Nunca poderás esperar alcançar a sua grandeza". Os dois outros homens eram Zhao Gan yin e o seu irmão mais novo, futuros Imperadores, enquanto que ele estava apenas destinado a ser um pequeno nobre.
Quando Zhao Gan yin se tornou Imperador, lembrou-se das previsões de Chen Tuan e decidiu pedir a Chen Tuan para se tornar seu conselheiro. Quando Tuan lhe respondeu que preferia a companhia das nuvens do Monte Hua à das pessoas, Zhao Gan yin pensou para si "este homem abanou o pó do mundo. Nunca o conseguirei manter no Palácio." Bem alto disse a Chen Tuan, "Irei respeitar os teus desejos. Mas fiquemos amigos. Um dia, quando o país estiver própero e em harmonia de novo, eu gostaria de aprender mais acerca do Tao." Então Chen Tuan regressou ao seu retiro no Monte Hua.
Durante os primeiros anos de governação de Zhao Gan yin, o país continuava devastado por bandidos e rebeldes. O Imperador observou os mapas do seu império e constatou que o Monte Hua seria perfeito para construir uma fortaleza. No entanto, o monte era sagrado para os Taoistas. Era também o local onde Chen Tuan tinha construido o seu abrigo. O Imperador decidiu fazer uma visita ao sábio.
Quando o Imperador se aproximou da casa de Chen Tuan, este já o esperava à porta. Antes que Zhao Gan yin tivesse tempo de sequer falar do assunto da fortaleza, Chen Tuan disse, " Vamos jogar um jogo de Xadrez. Se ganhar pode fazer o que quizer com a montanha. No entanto, se eu ganhar, você e os seus descendentes nunca mais poderão trazer para o Monte Hua as vossas tropas.
O Imperador concordou, "Sou um bom jogador", pensou. "Terei uma boa oportunidade para ganhar".
Chen Tuan não era apenas bom jogador, como também era adepto da adivinhação. O sábio previu todas as jogadas do Imperador acabando por ganhar o jogo.
Quando Chen Tuan disse ao Imperador como havia ganho o jogo, Zhao Gan yin riu-se e disse, "A sua sabedoria é misteriosa e as suas habilidades são raras. Irei honra-lo com o nome de Chen Xi yi" (Xi significa raro e yi misterioso). Desse dia em diante Chen Tuan passou a ser conhecido pelo seu novo nome.
O Imperador deixou o Monte Hua e cumpriu com o prometido , decretando que seria proibido deslocar tropas para aquele local sagrado.
Zhao Gan yin foi sucedido pelo seu irmão Tai Zong, novo Imperador da Dinastia Song. Tai Zong também respeitou o acordo com Chen Xi yi. Este convidou o sábio ao seu palácio e pediu o seu conselho par aa nomeação do seu sucessor.
"Gostaria que visse o meu filho Chen Zong e que me dissesse se ele dará um bom governador," disse o Imperador.
O sábio respondeu, "Não preciso ver o seu filho para saber que dará um bom Imperador. No meu caminho para cá, observei os seus guardas e conselheiros e vi que esses homens estão destinados a ser grandes generais e ministros."
Tai Zong reconheceu as palavras de Chen Xi yi e nomeou o seu filho com seu herdeiro.
Num verão, no 15º dia do 7º mês, Chen Xi yi disse aos seus estudantes, "É altura de eu partir para o Monte Omei no Oeste." Os seus estudantes entenderam que o que o seu mestre dizia era que estava na altura de deixar o plano terrestre, então purificaram a sala com incenso e ligaram duas velas. Xi yi sentou-se no seu banco em postura de meditação, pousou a sua mão no topo da cabeça, e enviou o seu espírito para o plano dos imortais, Na altura tinha 118 anos de idade.
Chen Xi yi - Viveu no final da Dinastia Tang (618-906 d.c.), tendo passado também pela era das 5 dinastias (907-960 d.c) até ao período inicial da dinastia Song (960-1279 d.c). É conhecido como o pai moderno do Qi gong, tendo escrito importantes tratados sobre a cosmologia Taoista, adivinhação, meditação e a calistenia. Ele foi o fundador patriarca da escola de Taoismo conhecida como Céu anterior do caminho ilimitado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Your blog on the history from the Song Dynasty with Chen Tuan is wrong; Chen died 990, was not the origin of the much later exercise now called LiuHe BaFa or HuaYue-xiyi-men. The image used is a theoretical image created for a stone carving memorial at Guilin Mts.
ResponderEliminarThe real history of Chen or his image is unknown. ref: http://waterspirit6x8.tripod.com or http://liuhebafachuan.com