Segundo os Registos históriocos (Shiji), Chuang Zi era nativo de Meng ,no estado Song, a actual província de Henan. Tinha o nome prórpio de Zhou e de família Chuang.
De origem humilde, quando era novo teve um pequeno cargo oficial em Qiyuan, como supervisor ou guarda num campo de figueiras-da-índia. Já adulto, optou por uma vida errante e solitária, sobrevivendo à custa de sandálias de pelha que ele próprio manufacturava. Atravessou momentos muito difíceis do ponto de vista financeiro. Tinha um aspeto depauperado e a certa altura chegou mesmo a pedir auxílio a um dos supervisores do curso dos rios.
A sua fama de pensador era grande e por isso foi várias vezes requisitado para cargos oficiais, tendo recebido o convite mais tentador, para o cargo de primeiro ministro, da parte do rei Wei de Chu.
Tartaruga Miraculosa XVII
Estava Chuang Zi a pescar no riu Pu, quando dois emissários do rei de Chu se aproximaram dele com a seguinte mensagem:
O rei deseja confiar-vos os assuntos do Estado.
Chuang Zi continuou a agarrar a cana de pesca, sem voltar a cabeça, enquanto declarava:
Ouvi dizer que no reino de Chu havia uma tartaruga miraculosa, morta há 3 mil anos. Ela está instalada numa caixsa de bambu, coberta por um lenço bordado. Está guardada na sala principal do templo. No que diz respeito à referida tartaruga, consideram que ela preferia ter morrido deixando para trás a carapaça, a fim de ser venerada pelas pessoas, ou ter vivido a arrastar a cauda pela lama?
Preferia ter vivido arrastando a cauda pela lama - responderam os dois emissários.
Por favor, partam! Também eu quero arrastar-me pela lama - concluiu Chuang Zi.
Chuang Zi - Viveu no períododo Reinos Combatentes (396-286 a.c.)
Que louco
ResponderEliminar