quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Zhang Guo Lao - Ba Xian (8 imortais)


Zhang Guo era mestre da adivinhação e magia. Pelo facto de aparecer sempre como velho, era chamado Zhang Guo Lao, Zhang Guo o homem velho.
Zhang Guo Lao tinha uma mula branca, um animal mágico que podia viajar milhares de quilómetros por dia. Quando ele não precisava da mula, ele mandava-a pôr-se num pedaço de papel. A mula transformava-se numa figura e Zhang Guo Lao embrulhava o papel e guardava-o numa caixinha. Quando voltava a precisar da mula, Zhang Guo Lao desembrulhava o papel e a mula voltava a reaparecer, pronta para viajar.
O Imperador da dinastia Tang ouviu falar dos poderes mágicos de Zhang Guo Lao, e convidou o Daoista para ser seu conselheiro; Zhang Guo Lao recusou.
Mais dar a Imperatriz Wu tentou convidar Zhang Guo Lao para que a servisse; Zhang Guo Lao fingiu a sua morte. Quando os mensageiros imperiais chegaram a casa de Zhang Guo Lao, viram o seu corpo deitado à entrada coberto de larvas. Depois dos mensageiros partirem para avisar a Imperatriz da sua morte, Zhang Guo Lao levantou-se e foi-se embora.
Ainda assim, um outro Imperador tentou requerer os seus serviços. Sabendo de ante mão que seria difícil convencer Zhang Guo Lao a servi-lo, o Imperador perguntou a Fei Wu, amigo de Zhang Guo Lao, para ser o seu emissário. Quando Fei Wu chegou com a mensagem do Imperador, Zhang Guo Lao parou a respiração e morreu. Fei Wu caiu de joelhos, chorou, e pediu perdão. Movido pela sinceridade do seu amigo, Zhang Guo Lao reanimou. Fei Wu pediu desculpa por intrometer-se e retornou à capital.
O Imperador tentou mais uma vez convidar Zhang Guo Lao ao palácio. Desta vez enviou um secretário particular, juntamente com uma carta dizendo que nunca seria pressionado para o serviço. Desta vez Zhang Guo Lao acordou encontrar-se com o Imperador. Zhang Guo Lao entreteve o Imperador com os seus actos de magia e histórias sobre a vida dos imortais no mundo celestial, mas nunca falou de si mesmo.
Passado algum tempo o Imperador ganhou curiosidade sobre a verdadeira identidade de Zhang Guo Lao. Convocou o seu adivinho da corte, um budista chamado Yeh Fa-shan, e perguntou-lhe "O que sabes deste homem?"
O budista respondeu. "Senhor não ouso revelar a identidade deste homem, pois se o fizer, morro."
"Asseguro-te pessoalmente de que não morrerás,", disse o Imperador.
O budista respondeu. "Se me acontecer algo, depois de lhe dizer que é realmente Zhang Guo Lao, terá de retirar a coroa e os seus sapatos, e pedir aos senhores do Céu para intervirem e me salvarem."
Quando o Imperador acordou, o budista disse, "Zhang Guo Lao era originalmente espírito de morcego. Alcançou a forma humana através da absorção da essência do sol e da lua." O adivinho tentou continuar, mas as palavras já não lhe saiam da boca. Pouco depois, o budista caiu no chão e morreu.
Chocado, o Imperador rapidamente retirou a coroa e os sapatos, pôs-se de joelhos, e implorou aos deuses do Céu para salvarem o seu adivinho.
Zhang Guo Lao apareceu e disse, "Magestade, este homem conhecia as consequências quando revelou os segredos do Céu."
O Imperador implorou, "Sou eu o culpado pela sua morte. Deixe que seja eu o castigado."
Tocado pela integridade do Imperador, Zhang Guo Lao permitiu, "Vou ver o que consigo fazer." Atirou um pouco de água ao corpo de Yeh Fa-shan, e ele logo ressuscitou.
Pouco tempo depois do incidente, Zhang Guo Lao pediu permissão para deixar o palácio. O Imperador enviou com ele, roupas, ouro e dois assistentes. Mas Zhang Guo Lao recusou as roupas e o ouro, aceitando apenas os dois assistentes. Nos pés da montanha Heng, Zhang Guo Lao enviou um assistente de volta para o palácio e levou consigo o outro para a montanha.
Um ano depois, o Imperador tentou convidadar Zhang Guo Lao de novo. Mas quando o mensageiro chegou ao retiro de Zhang Guo Lao, este susteve a respiração e morreu. Chorando, o assitente de Zhang Guo Lao fez o seu funeral e colocou o seu corpo num caixão.
De pois do mensageiro retornar ao palácio, a tampa do caixão saltou. O assistente olhou para o interior do caixão, e surpreendido viu que o corpo do mestre tinha desaparecido.
Quando as noticias do desaparecimento de Zhang Guo Lao chegaram à cidade, o Imperador ordenou a construção de uma santuário no Monte Heng em homenagem ao espírito de morcego imortal.

Zhang Guo Lao - Viveu durante a dinastia Tang (618-906 d.c.) Escreveu o tratado sobre astrologia Zhang Guo Lao Xing Zheng (Sistema astrológico de Zhang Guo Lao). Este sistema ainda é largamente utilizado nos dias de hoje na China.

Sem comentários:

Enviar um comentário