sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Épocas Festivas Taoistas

As seguintes datas festivas são celebradas na maioria dos Templos Taoistas. Alguns dos maiores festivais - e.g. Ano Novo Chinês, O Festival das Lanternas, Festival do barco do Dragão,Festival do Fantasma, e oFestival do meio do Outono- são celebrados também como feriados.

Primeiro Mês Lunar *Fevereiro

  • 1º dia - Tai-shang Lao-Jun (Lao-Zi). Lao-Zi é o fundador do Taoismoo; Tornado Deus, é visto como a personificação do Tao – A origem de toda a manifestação. A lua nova do primeiro mês lunar marca o início do Novo ano Chinês.
  • 8º dia - Yuan Shi Tian-Zun, or Wu-chi Tien-tsun -- O Uno Puro de Jade. O primeiro dos “Três Unos Puros” – emanações de Lao Zi.
  • 9º diaYu Di -- Aniversário do Imperador de Jade.
  • 15º dia - Tien-kuan -- Oficial do plano Celestial. O Festival das Lanternas faz também parte desta celebração.

Segundo Mês Lunar *março

  • 2º dia - Aniversário de Du Di Gong: O Pai da Terra. O festival da ascensão da cabeça do Dragão é parte desta celebração.
  • 3º dia - Aniversário de Wen Zhang Di Zun: Patrono das Artes e Literatura.
  • 6º dia – Dong Yue Di Zun -- O Imperador da Montanha de Este.
  • 15º dia – Tao De Dian Zun – Shang Ching ou o Uno Puro e Alto. O terceiro das “Três purezas,” Governa o reino do Ba-Gua. Também, o aniversário de Lao-Zi: O fundador do Taoismo.
  • 19º dia - Aniversário de Guanyin: Deusa da Misericórdia.

Terceiro Mês Lunar *abril

  • 3º dia - Aniversário de Xuantian Shangdi: Deus da Chuva.
  • 15º dia – Jiu Dian Xuan Nu -- A mulher misteriosa dos Nove planos Celestiais.
  • 18º dia – Zhong Yue Di Zhun -- O Imperador da Montanha Central.
  • 23º dia - Aniversário de Ma Zu: Deusa do Mar.

Quarto Mês Lunar *maio

  • 14º dia - Aniversário do Imortal Lu Dong bin. O patriarca da Alquimia interna.
  • 18º dia – Zi Wei Xing Zhun -- Mestre Estrelada Estrela da Luz Púrpura. Mestre da Estrela do Norte – Governa todas as estrelas. Também,o aniversário de Hua tuo: Santo patrono da Medicina.

Quinto Mês Lunar *junho

Sexto Mês Lunar *julho

  • 1º dia – Wen Gu e Wu Gu Stars -- the Lords of the Scholar and Warrior Stars of the Northern Bushel. Patrono dos eruditos e guerreiros.
  • 6º dia - Dia de Tian Zhu.
  • 23º dia – Ling Bao Dian Zun – Tai Jing ou Grande Puro Uno. O segundo das "Três purezas," Governador do reino do Tai Ji.
  • 24º dia - Aniversário de Guan Gong: Deus dos Guerreiros.

Sétimo Mês Lunar *agosto

  • 7º dia – Wang Mu -- Mãe Imperatriz do Oeste. Guardeã da porta para a Imortalidade. "Duplo dia sete."
  • 15º dia - Aniversário de Ti-kuan: Oficial da Terra. Festival do Fantasma.
  • 30º dia - Aniversário de Dizang Wang: Rei do Submundo.

Oitavo Mês Lunar *setembro

  • 3º dia – Zao Jun -- O Deus da cozinha. Guardião do fogão e da chama; memoriza os feitos das pessoas em suas casas.
  • 10º dia – Bei Yue Di Zhun -- O Imperador da Montanha do Norte.
  • 15º dia - Festival do meio do Outono.
  • 16º dia - Aniversário de Sun Wugong: O Rei macaco.

Ninth Lunar Month *outubro

  • Do 1º até ao 9º dia - Descent of the Northern Bushel Star Lords to Earth. Each person is said to be born under one of the nine Star Lords of the Northern Bushel Constellation. On each of these nine days, one of these stars visits the mortal realm to bless those born under their guardianship.
  • 1º dia - Descent of the North Star Lord.
  • 9º dia – Tou Mu -- the mother of the Bushel of Stars. Patron of medicine, Internal Alchemy, and all healing arts. "Double Ninth Day."

Décimo Mês Lunar *novembro

  • 1º dia - "Festival do Sacrifício dos Ancestrais."
  • 5º dia - Aniversãrio de Da-mo (Boddhidharma): Fundador do Budismo Chan (Zen) & e Pai das artes marciais de Shaolin.
  • 14º dia - Fu Xi. Patrono de todas as formas de Adivinhação.
  • 15º dia – Shui Guan -- O funcionário da Água.

Décimo primeiro Mês Lunar *dezembro

  • 6º dia - His-yueh Ti-chun -- O Imperador da Montanha do Oeste.

Décimo segundo Mês Lunar *janeiro

  • 16º dia – Nan Yue Di Zhun -- O Imperador da Montanha do Sul.
  • 23º dia - Mestre da Cozinha ( Zao Jun) ascende ao plano Celestial. No final do ano, O mestre da cozinha relata os feitos de todos os homens ao Imperador de Jade.
*Meses equivalentes calculados de forma aproximada

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os 8 imortais - Ba Xian



Os 8 imortais
Lu Dongbin,
Zhongli Quan
He Xian Gu
 Zhang Guolao
Tieguai Li
Han Xiang
Lan Caihue
Cao Guojiu

Chen Xi yi, o pai do Qi gong


Chen Xi yi nasceu numa família abastada com o nome de Chen Tuan. Não falou até aos 5 anos de idade, mas quando o fez, já lia e escrevia e citava os clássicos taoistas e confucionistas de memória. Aos 15 anos já tinha atingido a mestria das artes da adivinhação, medicina e astronomia.
Quando os seus pais morreram, disse aos seus próximos, "o que aprendi no passado foi o conhecimento dos livros. Daqui em diante, irei procurar sábios para me ensinarem a cultivar o Dao." Então Chen Tuan, vendeu todas as suas posses e distribuiu todo o dinheiro pelos pobres deixando a sua casa.
A sua decisão de se entregar à via do Dao foi admirada pelos intelectuais, escolásticos e praticantes do Tao. Muitos vieram até ele pedindo para se tornarem seus alunos. No entanto, Tuan não estava interessado em companhia. Ele sabia que estas pessoas não estavam verdadeiramente interessadas no Dao, apenas queriam ser reconhecidas como sábios, para poderem ser designadas a cargos governamentais.
O imperador da dinastia Tang convidou Chen Tuan ao palácio. Quando Tuan chegou à corte, não se posternou em frente do trono, fez apenas uma vénia. Os oficiais imperiais ficaram chocados com o seu comportamento, mas o o Imperador ficou surpreendido tenho ganho ainda mais respeito por Chen Tuan.
"Ficarei honrado se aceitar ser meu conselheiro", disse o Imperador. Tuan agradeceu, mas a vida na corte era algo que não o interessava. Então, e para não ofender o Imperador ele escreveu, em forma de poema, a razão pela qual não aceitava tornar-se seu conselheiro.
Nos 20 anos seguintes Chen Tuan viveu nas montanhas de Wudang, dedicando todo o seu tempo ao estudo e prática das artes da longevidade. Mais tarde, ele mudou.se para o monte Hua, onde conheceu o imortal Lu Dong bin, tendo aprendido com ele a técnica da viagem do espírito.
Chen Tuan era adepto da meditação a dormir. Por vezes passava dias e até mesmo meses a dormir, meditando. Um vez um lenhador apercebeu-se de algo no interior de uma gruta, ao entrar para ver melhor, deparou-se com um corpo inerte. Chen Tuan acordou subitamente e disse, "estava a dormir tão bem, porque me incomodaste?". O homem virou-se e fugiu para fora da gruta.
Um dia, Chen Tuan passou por um grupo de camponeses fugindo de uma aldeia em chamas. Na altura, a dinastia Tang tinha caído e o meio rural estava destruido devido à guerra civil. Entre os refugiados havia uma mulher segurando num cesto, e dentro desse cesto estavam dois pequenos bébés. Chen Tuan ouviu um dos camponeses dizer, " Onde poderemos encontrar um Imperador capaz de fazer voltar a paz a esta Terra?" Ele apontou para a mulher e as crianças e disse, "Aí estão os vossos Imperadores". Essas crianças são Zhao Gan yin que viria a ser o primeiro Imperador da dinastia Song, e o seu irmão mais novo, que o sucederia tornando-se o segundo Imperador da dinastia Song.
Noutro dia, Chen Tuan viu três homens entrarem numa albergaria. Os homens sentaram-se numa mesa e pediram vinho. Ao aproximar-se do mais velho do grupo, Chen Tuan disse, "És apenas uma estrela subordinada na presença da Grande Estrela Polar. Nunca poderás esperar alcançar a sua grandeza". Os dois outros homens eram Zhao Gan yin e o seu irmão mais novo, futuros Imperadores, enquanto que ele estava apenas destinado a ser um pequeno nobre.
Quando Zhao Gan yin se tornou Imperador, lembrou-se das previsões de Chen Tuan e decidiu pedir a Chen Tuan para se tornar seu conselheiro. Quando Tuan lhe respondeu que preferia a companhia das nuvens do Monte Hua à das pessoas, Zhao Gan yin pensou para si "este homem abanou o pó do mundo. Nunca o conseguirei manter no Palácio." Bem alto disse a Chen Tuan, "Irei respeitar os teus desejos. Mas fiquemos amigos. Um dia, quando o país estiver própero e em harmonia de novo, eu gostaria de aprender mais acerca do Tao." Então Chen Tuan regressou ao seu retiro no Monte Hua.
Durante os primeiros anos de governação de Zhao Gan yin, o país continuava devastado por bandidos e rebeldes. O Imperador observou os mapas do seu império e constatou que o Monte Hua seria perfeito para construir uma fortaleza. No entanto, o monte era sagrado para os Taoistas. Era também o local onde Chen Tuan tinha construido o seu abrigo. O Imperador decidiu fazer uma visita ao sábio.
Quando o Imperador se aproximou da casa de Chen Tuan, este já o esperava à porta. Antes que Zhao Gan yin tivesse tempo de sequer falar do assunto da fortaleza, Chen Tuan disse, " Vamos jogar um jogo de Xadrez. Se ganhar pode fazer o que quizer com a montanha. No entanto, se eu ganhar, você e os seus descendentes nunca mais poderão trazer para o Monte Hua as vossas tropas.
O Imperador concordou, "Sou um bom jogador", pensou. "Terei uma boa oportunidade para ganhar".
Chen Tuan não era apenas bom jogador, como também era adepto da adivinhação. O sábio previu todas as jogadas do Imperador acabando por ganhar o jogo.
Quando Chen Tuan disse ao Imperador como havia ganho o jogo, Zhao Gan yin riu-se e disse, "A sua sabedoria é misteriosa e as suas habilidades são raras. Irei honra-lo com o nome de Chen Xi yi" (Xi significa raro e yi misterioso). Desse dia em diante Chen Tuan passou a ser conhecido pelo seu novo nome.
O Imperador deixou o Monte Hua e cumpriu com o prometido , decretando que seria proibido deslocar tropas para aquele local sagrado.
Zhao Gan yin foi sucedido pelo seu irmão Tai Zong, novo Imperador da Dinastia Song. Tai Zong também respeitou o acordo com Chen Xi yi. Este convidou o sábio ao seu palácio e pediu o seu conselho par aa nomeação do seu sucessor.
"Gostaria que visse o meu filho Chen Zong e que me dissesse se ele dará um bom governador," disse o Imperador.
O sábio respondeu, "Não preciso ver o seu filho para saber que dará um bom Imperador. No meu caminho para cá, observei os seus guardas e conselheiros e vi que esses homens estão destinados a ser grandes generais e ministros."
Tai Zong reconheceu as palavras de Chen Xi yi e nomeou o seu filho com seu herdeiro.
Num verão, no 15º dia do 7º mês, Chen Xi yi disse aos seus estudantes, "É altura de eu partir para o Monte Omei no Oeste." Os seus estudantes entenderam que o que o seu mestre dizia era que estava na altura de deixar o plano terrestre, então purificaram a sala com incenso e ligaram duas velas. Xi yi sentou-se no seu banco em postura de meditação, pousou a sua mão no topo da cabeça, e enviou o seu espírito para o plano dos imortais, Na altura tinha 118 anos de idade.

Chen Xi yi - Viveu no final da Dinastia Tang (618-906 d.c.), tendo passado também pela era das 5 dinastias (907-960 d.c) até ao período inicial da dinastia Song (960-1279 d.c). É conhecido como o pai moderno do Qi gong, tendo escrito importantes tratados sobre a cosmologia Taoista, adivinhação, meditação e a calistenia. Ele foi o fundador patriarca da escola de Taoismo conhecida como Céu anterior do caminho ilimitado.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Chuang Zi


Segundo os Registos históriocos (Shiji), Chuang Zi era nativo de Meng ,no estado Song, a actual província de Henan. Tinha o nome prórpio de Zhou e de família Chuang.
De origem humilde, quando era novo teve um pequeno cargo oficial em Qiyuan, como supervisor ou guarda num campo de figueiras-da-índia. Já adulto, optou por uma vida errante e solitária, sobrevivendo à custa de sandálias de pelha que ele próprio manufacturava. Atravessou momentos muito difíceis do ponto de vista financeiro. Tinha um aspeto depauperado e a certa altura chegou mesmo a pedir auxílio a um dos supervisores do curso dos rios.
A sua fama de pensador era grande e por isso foi várias vezes requisitado para cargos oficiais, tendo recebido o convite mais tentador, para o cargo de primeiro ministro, da parte do rei Wei de Chu.

Tartaruga Miraculosa XVII

Estava Chuang Zi a pescar no riu Pu, quando dois emissários do rei de Chu se aproximaram dele com a seguinte mensagem:
O rei deseja confiar-vos os assuntos do Estado.
Chuang Zi continuou a agarrar a cana de pesca, sem voltar a cabeça, enquanto declarava:
Ouvi dizer que no reino de Chu havia uma tartaruga miraculosa, morta há 3 mil anos. Ela está instalada numa caixsa de bambu, coberta por um lenço bordado. Está guardada na sala principal do templo. No que diz respeito à referida tartaruga, consideram que ela preferia ter morrido deixando para trás a carapaça, a fim de ser venerada pelas pessoas, ou ter vivido a arrastar a cauda pela lama?
Preferia ter vivido arrastando a cauda pela lama - responderam os dois emissários.
Por favor, partam! Também eu quero arrastar-me pela lama - concluiu Chuang Zi.

Chuang Zi - Viveu no períododo Reinos Combatentes (396-286 a.c.)

Wang Chongyang


Nascido como Wang Zhongfu in 1113, Wang Chongyang cresceu numa família rica e recebeu educação clássica e treinamento em artes marciais.

De acordo com a tradição, no verão de 1159 quando tinha 48 anos, encontrou-se com dois taoístas imortais numa taberna.Zhongli Quan e Lü Dongbin passaram-lhe ensinamentos sobre os rituais taoístas secretos. Então mudou o seu nome para Zhe e adopta o nome taoísta Chongyang.

Em 1160 encontra um dos imortais que lhe dá cinco instruções escritas, chamadas "Ganshui xianyuan lu." Segundo a tradição, essas instruções incluíam referências aos nomes de dois homens que mais tarde se tornariam seus discípulos, Ma Yu and Tan Chuduan. Em estado de delírio, Wang Chongyang cavou uma sepultura para si no Monte Zhongnan, que ele chamou de "Túmulo dos mortos vivos," e onde viveu por três anos.
Após os três anos, Wang Chongyang cobriu o túmulo e construiu uma cabana sobre ele, chamando-a "Cabana da Perfeição Completa". Nela morou por quatro anos, continuando seus estudos de daoismo e ensinando a outros. Durante esse tempo, conheceu Tan Chuduan que se tornou seu discípulo, após ser curado de uma doença por Wang. Qiu Chuji e Tan viajaram com wang pelas cidades e vilas das redondezas, fundando cinco congregações taoístas. Mais tarde, os ensinamentos de Wang Chongyang foram reunidos noo "Ensinamentos da Perfeição Completa" e seu ramo de Daoismo ficou conhecido como o Quanzhen ("Completa Perfeição") escolar.
Em 1167, Wang Chongyang queimou a cabana, dançando e cantando. Depois viajou a leste para Shandong onde encontrou Ma Yu e a sua esposa Sun Bu'er que também se tornaram seus discipulos. Esses foram os últimos de seus sete discipulos conhecidos depois como "Os Sete Mestres do Quanzhen" ou Os "Sete Anciãos de Quanzhen", ou ainda os "Sete Imortais".


Wang Chonyang - Wang Chongyang foi o autor de muitos poemas de instrução daoista. De acordo com a lenda, Liu Chuxuan passou a ser um seguidor de Wang Chongyang após ler um dos poemas de Wang num muro. Seus escitos incluem:
"Uma Antologia da Perfeição Completa por Chongyang" (Chongyang quanzhen ji),
"Antologia dos Ensinamentos para a Transformação por Chongyang" (Chongyang jiaohua ji)
"Antologia das Dez Transformações pela Divisão das Peras" (Chongyang fenli shihua ji) (A frase "a dividir uma pêra" é um trocadilho para "separar", foram escritos com o objetivo de convencer Ma Yu e Sun Bu'er em se separar com o fim de melhor cultivar o Dao)

Viveu no período da dinastia Song (960-1275 d.c.), sendo considerado um dos fundadores do Daoismo Quanzhen, um dos mais seguidos em todo o mundo.

Yuan shi


Yuanshi Tianzun (元始天尊), o Venerável Celestial do Início Primordial ou o Primeiro Senhor do Céu, é um das mais altas divindades do Daoismo. É um dos três Augustos (三清; Sānqīng) e também conhecido como o Puro de Jade (: 玉清; Yùqīng), residindo no Paraíso da Pureza de Jade. Acredita-se que sua existência teve início no começo do universo, resultado da união de sopros divinos. Logo após, ele criou o Céu e a Terra.

Yuanshi foi, antigamente, o administrador supremo do Céu, porém, mais tarde, confiou a tarefa a seu assistente Yu Huang, o Imperador de Jade. Yu Huang tomou posse das obrigações administrativas, tornando-se o superintendente tanto do Céu quanto da Terra. No início de cada era, Yuanshi Tianzun transporta o Lingpao Jing (ou "Yuanshi Jing"), as Escrituras da Jóia Mágica, até seus estudantes, as quais são deuses menores e que, por sua vez, guiam a humanidade no ensino do Dao.

Diz-se que Yuanshi Tianzun não possui um início e é considerado o maior de todos os seres. Ele é, na verdade, uma representação do princípio de todos os seres, pois tudo emana a partir dele. Ele é eterno, ilimitado e amorfo.

No Fengshen Yanyi, Yuan-shi Tian-zun é descrito como um homem superior, o qual fez prevalecer sua vontade por gerações. Ele seria conhecido como o mestre do monte Kunlun, onde tinha muitos discípulos - sendo um deles Jiang Ziva. Com o tempo, Yuan-shi Tian-zun diria a Jiang que estaria na hora de descer ao mundo, a fim de se atingir um nível de riqueza e honra. Como Jiang Ziya estava destinado a dar apoio na criação da nova dinastia Zhou - como Nezha - Yuan-shi Tian-zun permaneceria fiel aos desígnios do céu vai, enviando Jiang a seu novo destino. Após ter dito tudo a Jiang de forma poética, Yuan-shi Tian-zun despede-se de seu aluno.

Lü Dongbin - Ba Xian (8 imortais)


O nome terreno de Lü Dong bin era Lü yen. Conta-se que quando Lü Dong bin nasceu, ouviu-se o som de flautas e apitos e que uma garça branca se veio deitar na cama da sua mãe. O quarto emanava perfume, e nuvens coloridas pairavam junto da janela.
O avô de Lü Dong bin era supervisor de ritos e rituais, e o seu pai era secretário no departamento de policia. Como os filhos de diversos governantes oficiais, ele aspirava seguir as pisadas do pai e avô. Estudou os clássicos Confucionistas, escreveu poesia, e praticou as artes marciais. No entanto, ele também se interessava pelo Daoismo e admirava os sábios Chang Liang e Fan Li, que pós servirem o seu país, ambos se retiraram para cultivar o Dao.
Quando Lü Dong bin tinha 20 anos, conheceu um Daoista que lhe disse "tens os ingredientes necessários para te tornares imortal, e estás destinado a viver numa cabana ao invés de viveres numa mansão dourada. Quando conheceres um homem chamado Zhongli Quan, deves aproveitar a oportunidade".
Os anos passaram, Lü Dong bin efectuou duas vezes o exame para o serviço civil, tendo reprovado em ambas as tentativas. A caminho da capital, na sua última tentativa, ele parou numa pousada para dormir. Nesta altura Lü Dong bin tinha perdido grande parte da esperança e motivação para os serviços governamentais. Ele sentou-se numa mesa, pediu um pouco de vinho, suspirando enquanto o bebia. Depois de beber uns copos de vinho, ouviu uma voz que vinha detrás dizendo, "Não há necessidade de suspirar e beber sozinho. Conta-me o que se passa."
Lü Dong bin olhou para trás e viu um homem sorrindo para ele. O homem estava vestido de forma simples, com uma túnica e umas simples sandálias. Tinha o cabelo muito comprido e fazia-se acompanhar de um leque.
Lü Dong bin ficou fascinado com ele. então Lü Dong bin dirigiu-se a este homem, sentou-se junto a ele, e começou a contar o seu descontentamento e frustração por não conseguir servir o país. No fim da sua história Lü Dong bin acrescentou, "Estou pronto para me retirar do mundo da fama e da fortuna e para cultivar o Dao".
Então o estranho disse, " o meu nome é Zhongli Quan. Sou também chamado o Ermita da câmara de nuvem. Queres seguir-me para as montanhas e aprender sobre o Dao?".
Lü Dong bin não sabia o que responder. Por um lado, queria abandonar tudo e seguir Zhongli Quan em direcção às montanhas. Por outro lado ainda se sentia tentado às convenções sociais e suas responsabilidades. Quando Zhongli Quan notou este conflito em Lü Dong bin disse, "Vem, vamos jantar. Podes dar-me a resposta mais tarde."
Após o jantar, Lü Dong bin ainda estava hesitante em seguir este estranho em direcção às montanhas. Zhongli Quan atento disse, "Não te irei forçar." Partindo, ofereceu a Lü Dong bin uma almofada como presente.
Nessa noite Lü Dong bin adormeceu com a cabeça na almofada e sonhou que tinha sido admitido no serviço civil, acabando por se tornar num oficial graduado. Foi apontado como ministro chefe da corte do Imperador. Ele casou e teve muitos filhos e netos, e era respeitado por todos. Depois o sonho tomou um diferente rumo. Lü Tung pin viu-se rodeado de intrigas na corte. Rodeado de invejas, devido à sua boa relação com o Imperador, Lü Dong bin foi vitima de uma trama, levando a ser julgado por traição, tendo toda a sua família sido presa. Primeiro todos os seus filhos e netos foram executados. Mais tarde foi exilado junto da fronteira sem poder acompanhar os familiares que ainda estavam em vida.
Lü Tung pin acordou em sobressalto e suspirando por todo o corpo. Rapidamente correu para fora do quarto, procurando Zhongli Quan. Zhongli esperava calmamente sentado a beber o chá da manã. Quando viu Lü Dong bin disse, "Numa noite viveste 20 anos da tua vida".
"Então sabes do meu sonho?!", disse Lü Dong bin.
O Daoista respondeu, Atingiste os teus objectivos no teu sonho, mas no entanto perdeste tudo. Ganhos e perdas são ilusões do mundo mortal. Apenas aqueles que conseguem ver para além destas ilusões, as conseguem transcender."
"Leva-me contigo para as montanhas", disse Lü Dong bin.
"Daqui em diante, riqueza, fortuna e prestígio social, não têm qualquer valor para mim".
Zhongli Quan congratulou-o dizendo, "Acordaste das tuas ilusões-este é o primeiro passo para cultivares o Dao. No entanto, antes de te poder ensinar as artes da longevidade e imortalidade, tens de fortalecer as tuas fundações. Neste momento o teu corpo está fraco e a tua mente está confusa".
Lü Dong bin agradeceu a Zhongli Quan e partiram juntos. Tendo saído da pousada, Lü Dong bin disse a si mesmo, "a partir deste momento já não me chamo Lü Yen o estudante. Irei chamar-me Lü Dong bin (Convidado da Caverna), por agora entendo que sou apenas um convidado no mundo da aprendizagem de como retornar ao meu estado original."
Lü Dong bin construiu uma cabana e ficou nas montanhas Chung nan. Esvaziou a sua mente, fortaleceu o seu corpo, e viveu a vida simples de ermita.
Um dia Zhongli Quan apareceu na cabana de Lü Dong bin e disse, "Vejo que trabalhaste arduamente para cultivar a tua mente e o teu corpo. Agora estás preparado para aprender as artes Daoistas. Primeiro irei ensinar-te como transformares pedras em ouro."
Lü Dong bin perguntou, "Depois de transformar as pedras em ouro, elas ficarão como ouro para sempre?".
Chuangli Chuan respondeu, "Não. As pepitas de ouro voltaram as pedras após 3000 anos."
Então Lü Dong bin disse, "Prefiro então não aprender uma técnica que pode criar ilusão e fazer mal às pessoas."
Zhongli Quan suspirou reconhecendo, "O entendimento que possuis sobre o Dao ultrapassa o meu."
Após Lü Dong bin ter terminado os ensinamentos com Zhongli Quan, o velho imortal disse, "Necessito regressar ao mundo celestial. Se quiseres, podes viajar comigo."
Lü Dong bin prostrou-se diante do mestre e disse, "Os nossos caminhos são diferentes. O mestre está destinado a descansar e viajar por entre terras celestiais. Eu, não poderei entrar no mundo celeste mais elevado enquanto não ajudar todos os seres sensíveis ao Dao."
Zhongli Quan ajoelhou-se perante o seu antigo discípulo e disse, "Os teus feitos em nome do Dao serão em muito, superiores aos meus." Dizendo isto, caminhou por um caminho nubloso e desapareceu. Lü Dong bin, desceu a montanha e vagueou pelas terras, ensinando todos aqueles que queriam aprender sobre o Dao.

Lü Dong bin - É dito que viveu entre o final da dinastia Tang (618-906 d.c.) até à dinastia Sung (960-1769 d.c.). Foi mestre de Wang Chung yang, o fundador da escola da Completa Realidade do norte;Liu Hai chan, o fundador da escola da Completa Realidade do Sul e de Si Yi, fundador Caminho ilimitado do Céu anterior.
A sua poesia e tratados em cultivar o Dao, estão presentes em Lü Tsu Chuan-Shu(A obra completa do patriarca Lü)